II Semana Passarinha de Conscientização do Autismo [Editora Valentina]

em 9.4.15
Em 
02 de abril foi o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para que todos possamos nos sensibilizar e dar maior atenção ao Transtorno do Espectro Autista. 

Sendo uma editora que procura trazer em suas publicações algo mais do que apenas entretenimento, a Editora Valentina carinhosamente vem promover junto aos seus blogs parceiros a II Semana Passarinha de Conscientização do Autismo, que acontecerá de 06 a 10 de abril. Ano passado, quando essa campanha foi iniciada, o resultado foi tão legal – e contou com a participação de tantas pessoas (leitores, blogueiros, mídia…) – que a Editora Valentina decidiu repetir a dose.

Que tal colocar essa imagem como sua capa no Facebook? #FicaDica

Passarinha é uma obra primorosa, que vem conquistando cada vez mais leitores por onde passa. A protagonista é Caitlin, uma encantadora menina de 10 anos que é portadora da Síndrome de Asperger, uma das variações do espectro autista. Além de ser um dos livros preferidos da Editora Valentina, é uma obra multipremiada, vencedora do National Book Award, e praticamente todo mundo que leu se apaixonou.


Título: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Editora: Valentina (2013, 224 páginas)
Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo. Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.

Ainda
não li Passarinha, mas o tenho entre os livros que mais anseio conhecer. São inúmeras as resenhas positivas sobre a obra e notei ser um consenso a sensibilidade da autora ao apresentar o modo diferente como uma criança autista vê o mundo.

Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

Segundo o Dr. Drauzio Vaerella, o autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

  • Inabilidade para interagir socialmente.
  • Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos.
  • Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a Síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal, havendo comportamento agressivo e comprometimento mental. Há múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.


O
convite da Editora Valentina para cada um de nós nesse momento é:


Olhe para a pessoa e entenda que ela é mais do que um diagnóstico. Ao ler Passarinha, tenho certeza de que estaremos fazendo isso.

Que
tal colaborar para a conscientização do autismo? Em parceria com a Editora Valentina, o blog estará sorteando três kits com 10 marcadores cada. O sorteio acontecerá em 20 de abril.


Para concorrer, basta seguir duas regras:

  • Curta a fanpage da Editora Valentina.
  • No Facebook, em modo público, compartilhe a imagem abaixo (clique sobre a imagem para ser redirecionado).


Vamos
fazer da II Semana Passarinha de Conscientização do Autismo uma ação memorável!

Acompanhe as redes sociais:


Deixe seu comentário!
O que achou da iniciativa da Editora Valentina? Eu admiro muito o trabalho que eles realizam. É motivo de orgulho trazer a vocês essa especial postagem.


 

11 comentários:

  1. Olá Francine,

    Gostei demais da iniciativa da editora, merece e deve ser bem divulgado, já fiz a minha parte....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu nunca tive oportunidade de ler esse livro, mas vejo muitos leitores fazendo vários elogios a obra e espero poder ter a oportunidade de ler, porque eu adoro livros assim que de certa forma nos dá uma lição de vida e também nos faz entender um pouco sobre alguns problemas. Achei muito interessante e tenho que parabeniza-la pelo que você contou sobre o livro. Acho que darei uma chance e espero gostar =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-miley-cyrus-she-cant-stop.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei a semana montada pela Valentina, ela sempre faz um bom trabalho em seus livros com estas semanas de divulgação mas neste caso o trabalho é ainda maior! Pois fala de conscientização sobre um assunto que poucos tem conhecimento! Eu adorei!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Válida essa semana. A iniciativa da Editora é muito bonita. Já tive aluno com autismo e se não estivermos dispostos a rever algumas coisas, fica mais difícil para ambos os lados.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran!
    Essa iniciativa da editora é muito legal.
    Admito que não conheço muito sobre o autismo, mas é sempre bom poder saber um pouco mais. E eu amei a sinopse de Passarinha, fiquei com muita vontade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Francine!
    Linda iniciativa... É necessário mesmo trazer informações para a população que, assim como eu, sabe pouco do assunto, pois assim vamos quebrando o preconceito... Tem um outro livro tb, Brilhante, que é uma história verídica da mãe e seu filho autista.... O bom é sempre divulgar...

    Sucesso para seu blog!
    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu sempre estou vendo vários blogs falando super bem desse livro, mas infelizmente nunca tive a oportunidade de o ler, eu nunca li um livro sobre o autismo, mas vi vários filmes muito bem feitos e me emocionei do incio ao fim, e tenho certeza de que se eu ler Passarinha a minha reação vai ser a mesma. Parabéns a você e a editora por essa iniciativa.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran! Tudo bem?
    Nossa eu adorei a inciativa da Editora Valentina. Esse tema merece muito a atenção o/
    Sabe um livro que fala sobre A Sindrome de Asperge? Foi lançado pela NC, é o livro Colin Fischer. Vale muito a pena a ler.
    Bem eu adorei a sinopse de Passarinha e claro já acrescentei nas minhas leituras hehehe
    Parabéns a Valentina por essa divulgação a conscientização do autismo, muitas pessoas não compreende o que é isso e divulgando mais, acredito que muitos vão ter uma visão mais ampla a esse assunto.
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  9. Ola, que iniciativa bacana da editora, e o livro Passarinha so pela sinopse já me emocionei vou procurar por ele,.parabéns a editora Valentina pela iniciativa e parabéns a voce pela divulgação.
    BEIJOSSsss...
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro essas semanas de divulgação que a Valentna promove,ainda mais sobre um assunto tão importante,muitas das informações do post eu desconhecia,preciso ler o livro e me informar mais.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran! Não conhecia essa obra sabia! E nem sei muito sobre o tema, adorei que matei a curiosidade e conheci uma leitura nova, gosto muito dessas semanas que a editora Valentina faz! beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados