Resenha 75 | Nosso Segredo

em 3.3.15
Título: Nosso Segredo
Autora [parceira]: Bruna Harmel
Publicação independente (2014, 147 páginas – 2ª edição)

Sinopse: Gabriela sempre se achou um pouco diferente dos outros, mas levava sua vida normal com duas amigas e um amigo gay, adorava vôlei, piano e os Greave's, uma banda de rock. Então depois de conhecer seu grande ídolo e descobrir que seus pais são, na verdade, espiões, tudo acabou em uma reviravolta, que mudou drasticamente sua vida, e entre mistérios ainda não solucionados e segredos muito bem guardados, ela vai ver sua vida se transformar, mas não esqueça, não conte pra ninguém, afinal, é o Nosso Segredo.



Resenha
[5ª leitura de janeiro – Maratona Literária #EuTôDeFérias]

Nosso Segredo era um dos livros que mais ansiava ler durante as férias! Em janeiro, finalmente, conheci a narrativa da parceira Bruna Harmel.

Narrado em primeira pessoa, nesse livro somos apresentados a Gabriela (ou Gabi), uma adolescente de 16 anos que desde pequena sempre desconfiou haver um grande segredo em sua família.

...pode parecer estúpido, mas no fundo sempre achei estranha a origem da minha família, e meus pais nunca me explicaram nada (...).

Apesar desse segredo, Gabi é uma adolescente normal que adora tocar piano, jogar vôlei e ouvir os Greave's, sua banda de rock favorita! Certo dia, ao visitar o escritório do seu primo Roberto (empresário que organiza eventos), Gabi acaba conhecendo Fred, o vocalista do Greave's. Imaginem como nossa querida protagonista se sentiu diante do seu ídolo, todo maravilhoso à sua frente (rs). Foi um encontro inusitado, que não se limitou àquela coincidência.

...antes de sair pela porta Fred me fala:
– Beijo me liga!
Eu respondo meio irônica:
– Eu não tenho seu celular.
– Não seja por isso, me entrega o seu que eu coloco o meu número.

E, assim, Gabi e Fred passam a conversar e se conhecer cada vez mais. Ao mesmo tempo em que a sua vida amorosa melhora, contudo, sua vida familiar vira um caos! O segredo dos seus pais é revelado e Gabi precisa fazer uma escolha entre segui-los ou viver como a pessoa comum que sempre acreditou ser. Essa é uma escolha sem volta, que poderá mudar completamente a sua realidade! Exige coragem assumir os riscos que os seus pais, um dia, também assumiram... E Gabi poderá perder o amor de Fred.

Querem saber qual segredo é esse? 
Terão de ler o livro para descobrir! (rs) 

Nosso Segredo tem uma narrativa leve, de fácil leitura. Com capítulos curtos, logo alcançamos o final. Eu não consegui me envolver com a história, infelizmente. Achei Gabi perfeita demais. Ela é uma excelente pianista – e ainda possui uma voz maravilhosa –, joga vôlei como uma atleta profissional, conquista um dos rapazes mais cobiçados entre as garotas da sua idade e, ainda, se torna até melhor do que os seus pais no ramo em que atuam. Confesso que esse conjunto me frustrou.

É claro que Gabi enfrentou dilemas e dificuldades, mas não foram suficientes para aumentar minha simpatia por essa personagem. Refleti que isso ocorreu porque Nosso Segredo é um livro infantojuvenil dedicado aos leitores naquela fase maravilhosa de criar e viver uma fantasia. Afinal, quem nunca desejou ser o melhor em algo? Quem nunca quis ter vários talentos? Conhecer um príncipe encantado (ou uma princesa) e ser capaz de surpreendê-lo(a) sempre?

Esse livro é um doce sonho! Daquele tipo que, quando acordamos, nos sentimos mais confiantes e alegres. Nele os vilões se dão mal, o amor prevalece, a amizade fortalece e a família permanece unida. Acho que me habituei a histórias verossimilhantes e, por isso, não consegui me entregar a esse enredo.

A capa da segunda edição ficou linda – mas seria interessante ser reavaliada pensando em um público mais jovem. O livro contém muitos erros de revisão – e espero que isso não desanime ninguém a concluir a leitura. Minha edição era digital e não posso avaliar os aspectos gráficos da obra, mas a diagramação também estava frágil (sem espaço de parágrafo; texto não justificado).

Considero a história razoável, mas – devido aos erros de revisão – muitas descrições ficaram superficiais ou confusas. Por isso, em minha avaliação final, classifiquei a obra como ruim. No entanto, por favor, considerem que essa é minha opinião pessoal que não merece estar acima da sua própria experiência em ler o livro. Sintam-se convidados a conhecerem Nosso Segredo e, quem sabe, aproveitarem esse doce sonho mais do que consegui.

Observação: Convém dizer que a autora escreveu esse livro quando tinha apenas 14 anos (o que é o máximo!). Sua narrativa, é claro, não poderia ser tão madura quanto o modo como atualmente escreve. Em minha opinião, isso apenas torna a linguagem de Nosso Segredo ainda mais próxima do leitor infantil/infantojuvenil. A autora merece congratulações pela sua iniciativa! 

*Agradeço à autora pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage da autora: 
 

O que achou da resenha?
Comente se leu ou leria Nosso Segredo!

27 comentários:

  1. Oi Fran!!

    O tema da estória pode ser um pouco usado, mas mesmo assim eu curto esse tipo de livro.
    A gente viaja nessa fantasia e se distrai alguns minutos da realidade.. haha

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. O nome é bem sugestivo e assim como a capa já me conquistou. Achei uma pena conter erros de revisão mesmo sendo uma segunda edição, mas como é bem curtinho e de autor nacional, quem sabe eu também me aventure nas suas páginas.
    Abs

    www.caprichoseleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito adepto desse tipo de leitura, mas até gostei um pouco da história. Confesso que a resenha me desanimou um pouco para lê-lo, mas quem sabe não dou uma chance para o livro.

    fb.com/eliteraria

    ResponderExcluir
  4. Amiga eu não conhecia esse livro, mas a história me parece ser bastante interessante
    mesmo a autora ter escrito tão novinha. Espero ter a oportunidade de ler assim que possivel, até porque gostei da maneira que você desenvolveu a sua resenha e principalmente seu ponto de vista. Adorei. E me parece ser uma história muito boa também.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-sombra-e-ossos.html

    ResponderExcluir
  5. Oiee Fran ^^
    Eu também não curti muito a protagonista, e os erros me deixaram muito desanimada para continuar a leitura, mesmo o livro sendo pequeno e a narrativa leve e de fácil entendimento. Não é um livro que eu leria novamente *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Francine, tudo bom?

    Nossa a menina escreveu o livro aos 14 anos?! Bem interessante... considerando sua resenha, acho que descreve bem o pensamento e os anseios de uma adolescente, cheia de fantasias e sonhos. Acredito que entre os jovenzinhos pode fazer muito sucesso!

    Beijos

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  7. Oi oi!
    Fiquei bem curiosa pelo livro principalmente por ser o primeiro que vejo que tem uma protagonista com meu nome êÊEêêÊ hahahahahaahahaha
    E fiquei bem curiosa também por ela ter escrito aos 14 anos, uau né!
    Adorei tua resenha, beijão!

    ResponderExcluir
  8. Ola Fran! primeiramente parabéns pela sinceridade e e educação com a autora. você foi muito delicada, em relação ao livro não é um tema que me agrade mas com certeza o publico alvo vai se identificar.
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fran lindona , uma pena o livros ter muitos erros, confesso que isso me desanimou, assim como a narrativa muito voltada para público infantil. Dessa vez vou deixar a leitura passar. Mas parabéns a autora por escrever o livros aos 14 anos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Apesar de você não ter gostado tanto do livro, acredito que eu irei, eu nessa fase da vida em que a Gabi está e creio que vou me envolver, estou bem ansiosa para conhecer um pouco mais da historia e para saber o segredo rsrs

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran! Quem leu este livro para meu blog foi uma resenhista e ela disse muitas coisas parecidas como a sua opinião. Pena que o livro tenho recebido uma nota tão baixa.
    A trama me parece legal, mas..

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Fran-fofa, que pena que a obra não te envolveu. Por este motivo, não tenho curiosidade de ler, até porque acho frustante personagens perfeitas demais.
    Mesmo assim, meus parabéns pela resenha e sua opinião sincera e expressiva.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Uau que linda!!!
    14 anos e já escreveu um livro!!! UAU!!! Quem me dera hahahaha
    A história parece ser bem interessante, mas entendo o que quis dizer a respeito da perfeição da protagonista, ninguem é perfeito demais né?


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Fran!
    Eu adoro livros juvenis, mas confesso que não me interessei por esse. Odeio personagens certinhas demais! rs
    Na vida real, não existe perfeição! E os livros raramente tb mostram isso, certo? Outra coisa que me saltou aos olhos: erros na revisão. Isso acaba com qualquer fagulha de curiosidade e acaba por manchar a nossa literatura tb! Espero que a autora e a editora revejam isso!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Não conhecia o livro mais sendo de uma adolescente de 16 anos já quero ler rsrs
    Não gosto tbm onde as mocinhas são de mais em tudo. Tem que ter algum defeito rsrs.
    Gosto de capítulos curtos assim a leitura flui que vc nem sente
    Ótima resenha


    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran! Sua resenha como sempre sincera e generosa! Gostei dos pontos ressaltados, acho que o publico mais jovem vai se identificar e curtir, eu passo essa dessa vez, mas é pq estou em uma época mais madura mesmo na literatura! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Fran!
    Adorei a resenha. Adoro a sua sinceridade! haha
    Uma pena que o livro esteja mal revisado e mal formatado. Eu passaria longe por que tenho TOC com essas coisas.
    Mas a temática do livro me parece bem interessante.
    E bem legal a autora ter escrito-o tão jovem. Eu terminei o meu primeiro, o tão falado Jimmy Wayn, com 16 anos.
    E até agora ele é o que eu tenho colocar para ser publicado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Acho que muita coisa que acontece no livro pode ser relevado pelo fato de que a autora tinha apenas 14 anos quando escreveu, mesmo assim, não me animei a ler o livro, provavelmente acabaria ficando irritada com os erros de revisão :/

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  19. Oi Fran-fofura!
    Tudo bem?
    Mesmo com a tua avaliação de apenas uma estrelinha, eu ainda senti uma vontade de ler.
    Talvez eu seja meio "do contra" hahha
    Mas falando sério, acho que preciso ler a obra,pois a princípio ela tem pontos positivos que poderiam me oferecer uma leitura agradável.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. xi, rsrsr, eu não acho que leria, não gosto de personagens perfeitas, não curto muito leitura nacional, e apesar de ser realmente impressionantemente ela ter escrito o livro com apenas 14 anos, a pouca idade é um das coisas que me influenciam a não ler esse livro mesmo..
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga, tudo bem??

    Nossa é complicado mesmo quando não conseguimos entrar na história e nos envolver... mas levando em consideração da ressalva pela a autora ter escrito o livro aos 14 anos deve ser bem válido, mas as outras questões me deixaram bem cismada... não sei se seria um livro que leria neste momento, mas também não está descartado porque fiquei curiosa pelo segredo kk Xero!

    ResponderExcluir
  22. Oi Fran,

    Parabéns por expressar sua opinião sobre o livro, realmente era de se imaginar que um livro escrito quanto a autora tinha 14 anos e com falhas de revisão não fosse se sair tão bem, claro que com uma nova revisão e talvez algumas mudanças no texto o livro pode um dia tentar alcançar o sucesso.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Fran,
    Só pelo fato de a autora ter 14 anos quando escreveu o livro já é uma coisa sensacional. é claro que lhe faltou maturidade na escrita e isso pode ter refletido no modo como escreveu o livro (e ainda tem os erros de revisão que poderiam facilmente ter sanado isso), mas independente disso eu gostei do enredo, e é claro que gostaria de saber como uma adolescente conseguiu amarrar tudo.
    Adorei sua resenha, e mais ainda pela sinceridade.
    bjs.

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Fran!
    É tão chato quando queremos muito ler um livro e quando conseguimos ele nos decepciona.
    Mais chato ainda é o livro está com muito erros gramaticais, pois isso atrapalha a nossa compreensão. No começo da resenha, eu até queria ler o livro, mas no final me desanimei totalmente.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Nossa, só uma estrela?? Mas eu já peguei também um livro que era, praticamente, um erro de revisão por página. Isso desanima e torna a leitura massante. Te entendo totalmente. Parabéns pela sinceridade na resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá Fran tudo bem?
    Bom, o que eu senti é que esse livro é uma história como outra, pelo menos foi o que a sinopse me passou, não achei tão diferente, mas eu até que curto. Não leria no momento, mas quem sabe um pouco mais a frente. A nota me desanimou um pouco também.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Fran.

    Vim fazer uma visita aqui no seu blog mais q lindo e acabei encontrando essa resenha.
    Sei, como autora, q é difícil receber uma crítica ou avaliação como essa, e devo dizer que a forma como vc fez a resenha foi de uma delicadeza e respeito ímpares.
    Parabéns pelo seu excelente trabalho como blogueira!
    Vc é dezzzzzzzz!
    Bjsss

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados