Resenha 70 | Em Busca do Verdadeiro

em 3.2.15
Título: Em Busca do Verdadeiro
Autora [parceira]: Babi Barreto
Editora: Tribo das Letras (2014, 282 páginas)
Sinopse: Meu nome é Elisa e estou presa entre o passado e o futuro. Mas não nesses furos de espaço-tempo dos filmes de ficção científica, e sim, entre o meu ex-namorado e atual anjo da guarda, e um cavaleiro de armadura branca e príncipe encantado. Meu passado traiu minha confiança, trouxe feridas para a minha vida que eu não conhecia. Mas ele é o típico homem que não se consegue esquecer facilmente. E se a vida te mostrasse que o amor pode ser bonito, intenso e inesperado? Mas, como posso seguir em frente, se meu coração ainda está preso às minhas memórias? Quando o destino lhe prega uma peça e te faz conviver com a pessoa que você mais amou, além de te obrigar a escolher entra ela e um novo futuro, qual o caminho a seguir? Eles poderiam ser minha felicidade ou minha ruína. Só não sabia qual dos dois me levaria em minha busca pelo verdadeiro!

Resenha
[4ª leitura de janeiro – Maratona Literária #EuTôDeFérias]
[Atenção: literatura +16]

Escrever essa resenha é um desafio! Isso porque Em Busca do Verdadeiro me surpreendeu, encantou e fugiu do que esperava desde o início. Estava preparada para um romance de entretenimento, mas encontrei muito mais que isso.

Narrado em primeira pessoa, somos apresentados à Elisa que, com 21 anos, está finalmente fazendo autoescola. Quando seu instrutor questiona os motivos para não ter obtido a habilitação antes, Elisa hesita e somos levados pelas suas lembranças até seu ex-namorado, Rafael. Entendemos, então, que o relacionamento de Elisa e Rafael era conturbado. Ele era ciumento, possessivo e muito desconfiado. Em uma época com tantos romances eróticos, nos quais algumas vezes os autores nos fazem pensar que um homem controlador está apenas expressando o seu amor, Babi Barreto vem apresentar a veracidade de que nenhuma mulher merece ser submetida aos caprichos de um homem.

Eu queria um amor, não uma cela. Mas será que era possível amar e não se prender? (p. 166)

Rafael sufocou Elisa, afastou-a dos seus amigos, controlou suas vestes e manipulou sua autoestima. Quando o namoro finalmente chegou ao fim e Elisa recomeçou a viver, ele decidiu que não queria perdê-la. Mas, antes de conseguir chegar até ela, Rafael morre em um acidente. E, assim, começa "a saga de Elisa", gente! Achei genial o que a autora aprontou. Rafael recebe uma chance divina para sua redenção e volta à vida de Elisa como um anjo. Eu diria que o rapaz estava mais para assombração, porque a bagunça que faz na vida dela não tem precedentes.

Ela é capaz de ver e conversar com Rafael, sem poder tocá-lo, levando-o a provocar muitas confusões. Mas a verdade é que ele não quer a redenção… Seu desejo é ter Elisa outra vez! É difícil compactuar com o jeito intransigente e machista desse personagem, pois nem a morte conseguiu endireitá-lo (rs). Nem mesmo o anjo Gabriel conseguia fazê-lo entender que o sentimento dele não era amor, e sim uma doentia obsessão. Apesar disso, notamos que o casal realmente nutria fortes sentimentos um pelo outro, mas não sabia demonstrar. Era o tipo de relacionamento no qual um causava a infelicidade do outro.

– Deixa de ser ridícula. Se eu não te amasse, não estaria aqui agora. Teria seguido o rumo natural da minha vida, teria evoluído e ainda seria um guardião.
– Seria? Você não é mais?
– Não, não sou. Graças à sua incapacidade de demonstrar amor.
– Será que é a minha ou a sua incapacidade de me fazer te amar? (p. 155)

Em Busca do Verdadeiro é um livro maravilhoso, que possui a dose certa de fantasia para abordar um assunto importante: a violência contra a mulher. Não apenas a violência física, mas aquela que machuca a dignidade, impede a autonomia e mata o amor próprio. O Rafael violentou Elisa de inúmeras maneiras, mas nunca entendeu que a fazia sofrer. Ele era doce, acolhedor e gentil em muitos momentos, confundindo Elisa e o leitor. Mas a verdade é que Rafael nunca soube amar. E isso fez com que Elisa acreditasse que também não sabia.

Paralelamente a isso, Elisa conhece Marcos, um homem honesto e disposto a amá-la como merece. Vemos, então, como é difícil curar o coração de alguém. E como é difícil reconstruir a confiança necessária para aceitar um novo relacionamento. Não importava o quanto Marcos se esforçasse para conquistar Elisa… era um passo que a nossa querida protagonista precisava dar sozinha em direção a ele.

Amor exige cumplicidade, amizade, respeito e uma boa dose de admiração. Amor sem respeito não se mantém. Como diria minha mãe, e guarde isso como conselho, eu posso respeitar alguém que eu não ame, mas é impossível amar alguém que eu não respeite. (p. 131)

A narrativa se intercala entre Elisa, Rafael e – em certo momento – Marcos, o que rende um bom ritmo à leitura! A autora encanta com suas palavras e sensibilidade, equilibrando o enredo com momentos divertidos, sensuais e tensos. Eu gostei muito de Em Busca do Verdadeiro e imaginei a história como um filme (adoraria que houvesse uma adaptação!), torci por Elisa e desejei que a sua mensagem alcançasse muitos leitores. O desfecho foi maravilhoso e atendeu completamente as minhas expectativasBabi Barreto está de parabéns pela criatividade nessa história encantadora!

O único aspecto frágil que me incomodou foi a semelhança entre as narrativas dos personagens. Não é algo que afete a leitura e o bom desenvolvimento do enredo, mas gostaria que o discurso de cada narrador-personagem fosse mais caracterizado. A despeito disso, Em Busca do Verdadeiro é um ótimo livro, que recomendo a todos os leitores! A capa já me agradava, mas recentemente a autora lançou uma nova edição que a tornou ainda melhor.

*Agradeço o carinho da autora ao me presentar com a oportunidade de ler seu livro!*

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

(…) Ver a mulher que você ama nesse estado, e não poder nem abraçá-la? Tem castigo pior?
– Isso não é uma proposta de redenção. Isso é estar no inferno – suspirei derrotado. (p. 35)

Como eu poderia procurar o que ele afirma ser "verdadeiro amor", se eu ainda o amava, e ele estava aqui? (p. 38)

(…) Tenho tentado te ensinar com todos esses erros, que em nenhum relacionamento você realmente se envolveu. E sabe por quê? Você ainda está presa a mim. Ainda não me perdoou. Ainda acha que todos os caras vão te trair e fazer com você o que eu fiz. (p. 41)

Fui um completo babaca! Utilizar a fraqueza de uma mulher para dominá-la é o pior tipo de crueldade que pode existir. (p. 43)

Minha mãe pelo menos tem um vestido que usou em uns cinco casamentos. E por incrível que pareça, ela vê as fotos impressas (o que já é de se impressionar), e lembra-se de qual casamento era aquela foto. E ainda fala que não tem memória. (p. 56)

…necessitaria de todos os meus dotes para convencer a Lisa que sou o melhor para ela. Eu sei que eu deveria fazê-la encontrar o verdadeiro amor. Mas eu quero que esse amor que a preencha, que a ilumine, que a aqueça, seja o meu. (p. 91-92)

(…) Perdoar, Rafa, é lembrar sem sentir dor. Eu sei exatamente do que você é capaz, mas não te culpo mais pelo que aconteceu.
– Isso não é bom o suficiente para mim. (p. 111)

…nada superava a beleza do Rafael satisfeito.
Ele era um Apolo, sempre me atraindo para o sol. Ele parecia uma força da gravidade, convidando sempre para algo perigoso e sedutor. E eu como a mariposa, voando como suicida em direção à luz. (p. 114)

"Vamos dizer não ao Louco Amor. Aquele que mata dizendo ser 'por amor', que agride por amor, que impõe, humilha, ofende e reprime por amor."
"Vamos em busca de algo verdadeiro. Da verdadeira liberdade, do amor saudável, do amor que nos ergue, do amor que nos cura, do amor que nos salva. (p. 243)

E o quote que mais gostei:
– O amor vale todo e qualquer sacrifício.
– Não. Uma coisa é lutar pelo amor, outra bem diferente é ignorar tudo para amar. (p. 176)

Interessou-se pelo livro?
Siga a autora no TwitterGoogle+Wattpad; Skoob

Curta a fanpage:
Li
a primeira edição do livro, mas há uma nova edição publicada! Vejam a nova capa:


Essa nova edição conta com um bônus que a anterior não possuía – e fiquei curiosa demais para conferi-la! Após o término da história, há uma carta do Rafael para a Elisa. Na nova edição, a autora incluiu nessa carta uma frase decisiva, que pode determinar um possível livro 2 (Em Busca do Verdadeiro – missão recomeço)!

Sobre essa nova edição, a autora disse:
…espero que gostem das mudanças feitas na segunda edição, que conta com cenas extras, uma nova revisão, e um detalhe na carta do Rafa que pode mudar tudo!

Que tal comprar?
Nova edição – compre o e-book na Amazon | compre a versão impressa em pré-venda por R$ 30,00 + frete (é necessário preencher o formulário no site da autora e efetuar o pagamento; o envio dos livros ocorrerá a partir de 20/02).
Edição anterior – a autora ainda possui livros físicos da primeira versão e você poderá adquiri-los nos sites: www.babibarreto.com ou www.livrostdl.com.br.


Conheça
outros escritos da autora:


[clique sobre as capas para ser redirecionado ao Wattpad e obter mais informações]
  
 

Gostaram da resenha?
Comentem se já leram ou leriam Em Busca do Verdadeiro!
O que acharam da nova capa? Eu adorei! Quero conhecer todos os demais escritos da autora. Irei me programar para dedicar um tempo especial para leituras no Wattpad e, claro, essas histórias não faltarão na minha lista (rs). Vocês conhecem alguma delas?

Entre os comentaristas dessa resenha, sortearei três sortudos para ganharem (cada um) um marcador do livro que traz no verso um recado muito precioso da autora:

 

Realizarei o sorteio em 10/02! Para participar, basta deixar seu comentário (coerente) sobre a resenha. Opiniões evasivas (que não demonstrem a leitura da resenha) serão desclassificadas.

P.S. Junto a um desses marcadores, cada ganhador receberá outros marcadores variados!
PARTICIPE!




26 comentários:

  1. Oi Fran!!! <3

    Não conhecia o livro. Achei super interessante o tema!
    Tava na hora de alguém mostrar o lado ruim dos malvadões!
    Não acho certo ninguém controlar ninguém!
    Tá... Meu pai as vezes implicava com alguma roupa minha... Mas era meu pai! Ele estava me educando. E ele sempre fez com muita calma e educação! Nunca gritou, nem mandou eu trocar. Só perguntava: Vc acha que essa roupa é adequada para o lugar que vamos?
    Mesmo a contragosto eu trocava.
    Graças a Deus, meu marido é super de boa!
    Me trata com muito carinho e não se importa como eu me visto, pois sabe que não uso nada de exagerado.
    Mas voltando ao livro! kkkkk

    Tenho pena do Marcos!
    É difícil competir com alguém que já morreu...

    Pobrinha da Elisa! Esses amores destrutivos são os mais difíceis de se livrar! Parece que tudo te puxa de volta pra ele!
    Espero que no final tudo fique bem! ^^

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir
  2. Fran, sua linda.

    Como sempre, resenhas delicadas, sensatas, e sua opinião está sendo SUPER apurada por mim.
    Amei de todoooooo coração!
    Espero que seus leitores curtam, e venham conhecer o livro.
    Obrigada demais pela resenha... maravilhosa!
    E claro, ficamos nessa parceria linda por muitos anos, e com isso, muitas obras pra você resenhar.
    Se Deus quiser!

    Bjux minha flor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa gente quero esse livro pra jáaaa
    O homem que é abusivo, ela larga e depois vira anjo gente nem se eu quisesse imaginaria isso rsrsrrs.O tema abordado tbm é bem interessante será que ela arranja um novo amor . Fui correndo colocar ele nos meus desejados no skoob. Linda resenha me deu detalhes importantes do livro que já quero muitoooooo

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Fran! Menina não sabia que este livro era da Babi. Conhecia apenas a capa nova e até divulgarei ele lá no blog.
    Não fazia ideia de que a trama era tudo isso e sua resenha me deixou bem esclarecida. Vou procurar ler o livro o quanto antes, pois sei que será do meu agrado. Nunca me deparei com alguém abusivo e sempre peço a Deus para que não encontre um.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci a Babi e seu livro na Bienal de São Paulo , ano passado .
    Foi amor a primeira vista com os dois !!! Babi é uma linda e muito carinhosa E seu livro e simplesmente maravilhoso !!!!!! Eu li ele em 1 dia
    E durante a estória não sabia se matava o Rafa ou se dava colo pra ele ...aquele danadinho .... Mais Marcos é meu príncipe Forever
    Super recomendo !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fran!
    A sua resenha ficou muito boa!
    Achei bacana a autora Babi Barreto abordar a violência contra a mulher que ainda é tabu, infelizmente.
    Também foi uma tacada muito criativa e surpreendente o fato da autora ter matado Rafael e ter o feito voltar na forma de fantasma...estou muito curiosa para saber como o livro termina.
    Obrigada pela sugestão de leitura!
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran!
    A capa da segunda edição é linda!!!
    Quero muito ler Em Busca do Verdadeiro, pois desde que vi a capa e li a sinopse, me chamou muito a atenção. E agora, tenho lido ótimas resenhas sobre o livro, o que faz a minha vontade de lê-lo aumentar cada vez mais!
    Espero ter a oportunidade lê-lo em breve e gostar tanto quanto você!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Acho que não conhecia a autora nem suas obras até então, mas fiquei bastante curiosa. Livros com um tema forte como esse sempre chamam a minha atenção, e eu sempre acabo ficando revoltada com histórias assim...haha' mas fazer o quê... Sempre me encanto com as mulheres que os protagonizam. Fiquei curiosa *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Ainda não tinha ouvido falar do livro, nem da autora.
    Quanto ao livro, sua resenha me convenceu do começo ao fim, parece ser um livro maravilhoso, amo romances e quando anjos entra na história é melhor ainda haha. Achei as 2 capas do livro linda, porém prefiro a segunda, a capa é encantadora, já dar para ver o que fala a história. Fiquei bastante curiosa para ler o livro rs.
    Beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Francine, que livro bacana... adoro romances, acho que me identifiquei um pouco com a Elisa rsrs já passei por algo parecido, mas somente na parte de ficar entre dois amores sabe ... fiquei entre o ex cafajeste e um amor puro e sincero, ive que curar as feridas d um primeiro, se meu anjo nao tivesse tido paciencia nem sei o que seria d nós hoje, graças a Deus estamos juntos e felizes, eu escolhi o amor verdadeiro ... preciso desse livro, na boa esse Rafael tem q caçar o rumo dele kkkkkk ja sei que vou torcer pelo Marcos ai ai.
    Eu não conhecia o livro nem a autora, mas achei linda demais as capas dos livros dela e os títulos interessantes, vlw msm a dica, por isso que gosto de ler resenhar hehe
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran!!!
    Qdo eu vi que era resenha desse livro parei tudo e li sua resenha atentamente e valeu por aumentar meus desejados. Sua resenha esta perfeita, disse tudo que eu queria saber sobre o livro, não me deixou duvidas. Até me identifiquei com a personagem :DDD
    A capa é linda, mas a nova é mil vezes mais. Vou ver se compro
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito desse tipo de livro, retrata temas atuais de uma forma bem original! Acho que é um tema que tem que ser abordado mais vezes, pois a autoestima da mulher as vezes está tão frágil que ela realmente se culpa por coisas que ela não é responsavel e perde as forças para lutar por si mesma. Vou incluir o livro na minha listinha bjos ^^

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  13. Oi que livro legal,achei a temática dele maravilhosa de uns tempos para cá estamos tendo livros nacionais super.
    Achei que a autora conduziu a história maravilhosamente ,nos mostrando o lado do que quer possuir somente para ele,fazendo com que a mulher seja submissa as suas vontades,adorei.
    http://magiasbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Adoro quando o blogueiro começa a resenha, dizendo que o livro o desafiou a escrever aquela resenha, isso quer dizer que tem algo de especial no livro. A autora contraria totalmente esses novos "romances machistas" (sim, é assim que eu os chamo). Gostei da história, apesar de me confundir totalmente, o babaca do Rafael morre e recebe uma chance de se redimir com Elisa. É nesses momentos que o leitor se intromete na história, "se fosse ela faria isso, isso e isso. ADORO! HAHA Amei a capa da edição antiga, muito perfeita! Gosto quanto a narrativa é intercalada entre os personagens, não fica tão cansativo. Sua resenha me instigou a ler este livro.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Logo que li a sinopse, já me surpreendi com a escitra profunda da autora. Aí já fiquei interessada. E fiquei surpresa ao descobri o tema abordado. Violência contra a mulher. Nunca li nada com essa proposta, e após ler sua resenha estou muito curiosa para conferir. Mas confesso ter ficado um pouco decepcionada com o fato da autora ter feito, o final extra e suposto uma continuação. Como anda difícil achar livros únicos
    Mas mesmo assim, vou procurar ler.
    E concordo com você, a segunda capa ficou melhor.

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Que lindooooo!!!! fiquei apaixonada , que resenha maravilhosa, to amando blogosfera to descobrindo livros ótimos que não encontraria na livraria e o que é melhor ja testado e aprovado.
    parabéns pelo blog, ta muito lindo.

    BEIJOSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Fran!
    Mais uma resenha maravilhosa, como sempre!
    E a história me interessou muito, ainda mais com esse triângulo amoroso com um lado meio possessivo.
    E o meu lado feminista também foi aguçado por conta da temática de violência contra a mulher, seja física ou emocional. Na real, acho que nenhum dos dois sexos merecem isso.
    E realmente, a primeira capa já era bonita, a segunda é mais ainda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran,

    Acho que entendo o motivo de você ter gostado tanto do livro, a autora realmente foi genial ao adicionar à historia um tema polêmico como A violência contra a mulher e em meio a isso adicionar uma dose de fantasia, na medida certa, como diz você. Isso foi o que mais me chamou atenção na obra, e certamente o lerei assim que possível ;)

    bjokas lindona!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Fran, sua linda, tudo bem?
    Nossa, adorei sua resenha!!!!!! É a segunda que leio hoje sobre esse livro. Estou ficando apaixonada pela história. Eu tenho o livro aqui para ler em parceria também, vocês estão me deixando mega ansiosa, risos...
    É um tema forte, que mexe com a gente e por isso mesmo importante. Mas fiquei com pena dele, não sei se sentirei isso ao ler, mas gostaria que ele se encontrasse sem precisar morrer. Infelizmente as pessoas escolhem o caminho mais difícil. Existem tantas mulheres sofrendo violência nesse exato segundo, que dá medo. Acho super importante discutirmos esse assunto e denunciarmos.
    Beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Fran lindona essa nova capa da Babi ficou linda , concordo com você o livro aborda o time de violência que de certa maneira acabamos permitindo por nunca achar que é um exagero. Gostei demais do crescimentos dos personagem e estou com essa segunda edição para relembrar essa linda história. A Babi é uma linda. Sucesso. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Nossa, eu leria esse livro com toda a certeza. Ele tem uma premissa que parece misturar romance com sobrenatural de uma forma bem interessante. Achei esse Rafael muito egoísta, tanto antes e depois da morte. Enfim, é um livro que entra para minha lista de desejados.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Fran!

    A ideia da autora se mostrou bem legal, a relação de Elisa e Rafael é bem conturbada em e depois o rumo que a história toma deve proporcionar alguns momentos de risadas.

    Com relação a essa história de mulher submissa e garanhão, macho alfa, cafajeste e blá blá blá que vem tomando conta da maioria dos livros hot, isso simplesmente me afasta desses livros, não condiz com o que poderia ser realmente. Acho que algumas mulheres até gostam de ler esses livros mas nunca que iriam deixar serem domadas e tratadas apenas como objetos.
    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  23. Oi Fran, ando sumida outra vez, do meu blog, dos blogs amigos, perdão, problemas...aiaiai
    Enfim... Eu que amo livros eróticos com homens protetores e dominadores sei o limite tênue que existe entre um dominador e um psicopata. Sim, a linha é fina e perigosa, mas ela existe. Não gosto nem um pouco de ninguém mandando em mim, mas adoro um homem decidido, que me proteja e me conforte, que seja meu alfa, mas que me deixe livre, é um tanto confuso, mas dei sorte com meu marido, ele tem um pouco de tudo o que gosto, detestaria passar o que essa moça da história passou. E que história. Adorei sua resenha e o nome do livro está aqui anotadinho, esse é um que quero muito ler.
    Obrigada pela dica ;)
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  24. Olá Fran!
    Eu li sua resenha por alto, pois também tenho o livro pra ler e será minha próxima leitura.
    Mas pelo que vi a história é muito boa e faz o leitor não parar de ler.
    A capa da segunda edição é linda!!! Eu tenho o da primeira edição.
    Amei os quotes que você colocou.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiiii Fran!
    Adorei a sua resenha.
    Pra variar, vc me encanta com sua escrita!!!
    E me deixou com muita vontade de ler esse livro...e olha q eu já tinha visto a sinopse antes e não tinha me interessado! Agora pretendo ler!! Rss
    Bjssss lindona!
    Continue o excelente trabalho q você faz aqui!!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados