[Parceria] Editora Biruta e Editora Gaivota

em 28.2.15
É
dia de festa no My Queen Side! Com alegria, anuncio a parceria entre o blog e duas editoras mais que especiais: Editora Biruta e Editora Gaivota!


O que mais gosto em ambas as editoras é o cuidado dedicado aos níveis de leitura. Isso significa que o catálogo dessas editoras é cuidadosamente elaborado para valorizar e promover cada vez mais a fluência na leitura.

Se apresentarmos um texto complexo para leitores com desempenho incipiente em leitura, o grau de dificuldade será um obstáculo à formação desse leitor. Ao contrário, se oferecermos um texto muito simples para um leitor com vocabulário mais rico e experiência em leitura de enredos mais complexos, dificilmente haverá interesse na leitura.
É possível estabelecer uma relação geral entre características do texto e o desempenho em leitura que facilite a seleção de livros e que, não necessariamente, tenha a ver com a idade ou série de escolaridade.

Genial, não é? Ao acessar o catálogo da Editora Biruta e da Editora Gaivota, você encontrará a categorização dos livros nos níveis:

  • Iniciação à Leitura – Livros de imagens ou com frases curtas, poemas curtos de fácil interpretação. Ilustrações atraentes, personagens e contexto de fácil identificação [veja o catálogo da Editora Biruta | Editora Gaivota para esse nível de leitura].
  • Leitor Iniciante – Textos curtos ou um pouco mais longos. Ilustrações atraentes, enredo simples, poucos personagens, histórias de humor, narrativas poéticas e emocionantes, contos curtos, histórias que possam ser contadas [veja o catálogo da Editora Biruta | Editora Gaivota Editora Biruta para esse nível de leitura].
  • Leitor em Processo – Texto um pouco mais longo, mais de um personagem, enredo mais complexo, estilo simples e envolvente, ilustrações em cores ou preto e branco [veja o catálogo da Editora Biruta | Editora Gaivota para esse nível de leitura].
  • Leitor Fluente – Textos de vários tamanhos, enredo mais complexo, mais informação, diversos personagens, vocabulário que enriqueça a experiência cultural do leitor [veja o catálogo da Editora Biruta | Editora Gaivota para esse nível de leitura].
  • Leitor Crítico – Textos com trama mais complexa que impliquem em interpretações mais elaboradas. Maior quantidade de informações, vocabulário mais rico, temas de interesse dos jovens [veja o catálogo da Editora Biruta | Editora Gaivota para esse nível de leitura].

Considero
essa cuidadosa categorização um incentivo à formação do leitor!

Que tal conhecer e celebrar conosco a conquista dessa parceria?


A Editora Biruta nasceu em uma vila bem florida, lugar muito sossegado, no miolo barulhento de São Paulo. Isso foi um estímulo para que seus sonhos florescessem e tomassem a forma que têm hoje. No ano de 2015 completou 15 anos de vida!

E tem muito a comemorar. A proposta original da Biruta foi mantida ao longo desses anos e vem sendo, a cada dia, aprimorada. Sempre entendem o livro como um conjunto harmonioso de texto, projeto gráfico e ilustração. Assim, desde a sua criação, a equipe da editora selecionou e apresentou textos literários que desafiam os leitores, com ilustrações e projetos gráficos ousados e instigantes – resultando em publicações de qualidade e com uma identidade própria (bem birutinha!), e que, principalmente, respeitam a inteligência do leitor. Sua proposta vem sendo reconhecida por especialistas, críticos, e especialmente pelos leitores, o que indica que sua orientação e esforço vêm alcançando os resultados pretendidos.

A opção pela descoberta e lançamento de novos talentos nacionais mostrou-se muito estimulante e bem-sucedida. É gratificante poder contribuir para a diversidade literária e poder acompanhar o reconhecimento e sucesso de autores lançados pela Biruta e que cresceram junto à editora.

As aventuras por terras estrangeiras permitiram dar um tempero especial ao seu catálogo. A Editora Biruta publica livros clássicos, mas ainda desconhecidos no Brasil, e também livros com temas e narrativas muito originais e divertidas, contribuindo para a formação literária dos pequenos e jovens leitores.

Mesmo considerando os acertos da direção proposta, é preciso manter o olhar atento às novas possibilidades. Por isso, em 2015, a Biruta dará seu primeiro mergulho no vasto universo dos livros digitais.

A Editora Biruta espera que este seja um ano recheado de comemorações e novos desafios, e que bons ventos estimulem sua criatividade e a faça voar ainda mais alto.

Algumas publicações:
Para o leitor fluente:


Título: O Dia em que Felipe Sumiu
Autor: Milu Leite
Ilustrador: Sergio Magno
Curiosidade: Finalista Prêmio Jabuti 2006 – Juvenil. 
Sinopse: Um lago poluído intriga uma turma de crianças curiosas. Como é o mais dramático e preocupado de todos, Felipe acorda um dia e resolve começar sozinho sua caçada para descobrir como e por que o lago ganhou toda essa sujeira. Foi bem nesse dia que Felipe sumiu!
Em sua busca vão seus pais, seus três amigos, seu cachorro banguela – o Tobias, um capitão de polícia e um cabo meio atrapalhado e de intelecto duvidoso. Mas, afinal, quem dará fim a toda a angústia da família?

Para o leitor crítico:


Título: A Ilha de Bowen
Autor: César Mallorquí
Curiosidade: Prêmio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil 2013 (Espanha) | Prêmio Edebé de Literatura Juvenil 2012 (Edebé – Espanha) | Nomeado ao Celsius Award | Espanha.
Sinopse: Tudo começou com o assassinato do marinheiro Jeremiah Perkins, em um pequeno porto norueguês, e com um pequeno pacote, que ele enviou para Lady Elisabeth Faraday. Mas talvez a história tenha começado quando estranhas relíquias foram descobertas em uma antiga cripta medieval. Foi por causa disso que o mal‑humorado professor Ulisses Zarco resolveu embarcar em uma aventura a bordo do Saint Michel, enfrentando inúmeros perigos e o terrível mistério que envolvia a Ilha de Bowen.

Para o leitor em processo:



Título: Você sabe tudo sobre insetos?
Autora e ilustradora: Lila Prap
Sinopse: Por que os vaga-lumes brilham à noite? Por que as vespas picam? Por que as moscas gostam de sentar no cocô? Neste livro, você vai encontrar respostas para estas e muitas outras perguntas sobre estas criaturas peculiares que estão sempre ao nosso redor, voando, se rastejando e fazendo vários barulhos diferentes.


Para o leitor iniciante:


Título: Jerônimo Totes e suas estranhas mascotes
Autor e ilustrador: M.P. Robertson
Curiosidade: Os 30 melhores livros infantis do ano 2014 | Revista Crescer.
Sinopse: Jerônimo Totes tem estranhas mascotes. Apesar disso, ele conhece a coisa mais babona, mais barulhenta, mais gulosa, mais aterrorizante, mais forte, mais fedorenta e mais estranha que todas as suas mascotes juntas! Mas, o que pode ser isso? Você tem coragem de ler este livro para descobrir?

Para iniciação à leitura:


Título: Era uma vez um teatro
Autores: Graça Abreu, Lia Zatz
Ilustrador: Alexandre Teles 
Sinopse: Seu Pato era sapateiro e vivia sozinho. Um dia ele resolveu brincar de teatro: pegou ferramentas e sapatos e, junto com as crianças da vila, começou a criar personagens e histórias. A brincadeira deu tão certo que o Teatro Camaleão virou a atração da cidade! Era uma vez um teatro é mais um título da Editora Biruta que usa as palavras “enigmáticas”. Os leitores devem interpretar as imagens, que vão aparecendo ao longo do texto, para compreender a narrativa.



Qualidade literária, projetos gráficos ousados e instigantes, ilustrações que encantam… É tudo o que almeja uma editora de livros infantojuvenis que considera seus leitores sensíveis, inteligentes e curiosos.

E este é o objetivo desta jovem editora — Gaivota —, criada no final de 2011, um novo selo lançado pela Editora Biruta.

Mas o desafio vai além. Percebemos uma lacuna importante nos textos destinados a crianças e jovens: livros que abordem temas de diferentes áreas do conhecimento de forma a despertar a atenção e a curiosidade dos leitores.

A abordagem lúdica de temas muitas vezes considerados herméticos, complexos ou desinteressantes pode servir de trampolim para estimular e/ou facilitar o interesse em conhecer e aprofundar esses assuntos.

Aproximar crianças e jovens de temas que parecem distantes de seu cotidiano pode despertar e antecipar interesses que, muitas vezes, se revelam tardiamente. Mas este foco não exclui a apresentação de obras que estimulem a fantasia, inspirem a aventura e deem acesso aos nossos jovens leitores ao que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira.

Algumas publicações:
Para o leitor fluente:


Título: O Menino que lia Nuvens
Autor: Ricardo Viveiros
Ilustrador: Gonzalo Cárcamo
Sinopse: No céu azul, nuvens brancas, o Sol, um elefante… Um elefante? E tem mais! Uma bola de futebol!
Conheça Aldebaran, um garoto calmo que adora ficar observando as formas das nuvens. Mas eis que começa a ver algo além das formas, algo além de seu presente, e de tanto olhar para o céu acaba encontrando o que sempre procurou.
E você, já deu uma olhada no céu hoje?

Para o leitor crítico:


Título: O Telephone
Autor: Luís Dill
Sinopse: Histórias paralelas se desenrolam simultaneamente, mas em tempos diferentes. Como isso é possível? São os mistérios da tecnologia. Ou seriam da antiguidade?
Quando Vitor Hugo recebe de seus pais um presente inusitado, um telefone preto, bem antigo, com pê agá, mesmo, telephone, coisas estranhas começam a acontecer. Ligações misteriosas são recebidas e o garoto descobrirá detalhes de um passado inimaginável e que trouxe reflexos inclusive para o seu presente. O telephone está tocando. Você não vai atender?

Para o leitor em processo:


Título: A Menina que Sonhava com os Pés
Autor: Christian David
Ilustradora: Martina Peluso
Curiosidade: Prêmio AGES 2014 – Categoria Infantil.
Sinopse: Você já viu gente que sonha com a barriga? Ou com os joelhos? É estranho, não é? Pois a Ana sonha com os pés!
Ela adorava andar de cá pra lá com seus sapatinhos coloridos. Até que um dia, ela ganhou de seus pais um par que a acompanharia em uma nova experiência: a ida à escola. No começo foi meio assustador, mas logo ela aprendeu um jeitinho especial de colorir tudo.

Para o leitor iniciante:




Título: Como encontrar uma linda princesa
Autor: Ricardo Viveiros
Ilustrador: Alexandre Rampazo
Sinopse: Uma terra distante, justos governantes, povo feliz, um mago e uma bruxa em permanente duelo. Tudo como nos contos de fadas…
Não, nem tudo. A princesa desse reino é alguém muito especial.



Para iniciação à leitura:


Título: Vai e Vem
Autora e ilustradora: Laurent Cardon
Curiosidade: PNAIC 2015 | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sinopse: Um garotinho se assusta com o vai e vem das ondas quebrando na praia, um peixinho aparece, e com ele uma incrível aventura se inicia. Na tentativa de salvar o peixinho, o menino é levado por uma ave para uma viagem área sobre o mar e vê animais assustadores, como tubarões e polvos gigantes, e vive cenas engraçadas, até conseguir voltar para a segurança da terra firme.

Acompanhem as redes sociais:



Apenas
pelas capas, é possível notar o cuidado que a Editora Biruta e da Editora Gaivota têm com as suas publicações! Dentre todos esses, A Menina que Sonhava com os Pés e A Ilha de Bowen são os livros que mais me atraíram.

E para vocês?
Comentem quais desses livros desejariam presentear ou ler!

Aproveito para agradecer o carinho e a confiança que a Biruta e a Gaivora depositaram no My Queen Side... ~ Obrigada!

20 comentários:

  1. Parabéns pela parceria, conheço bem pouco da editora, mas vou acompanhar as novidades por aqui e conhecer mais do catalogo e do trabalho
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Francine,

    Parabéns pela parceria!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ótimos livros da editora, aguardarei as resenhas!!!

    PS: Não esquece de mim....kk..abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Parabééns pela parceria, Fran ♥♥♥ A ilha de Bowen é o livro que mais chamou a minha atenção, ele parece ser muito bom.O menino que lia nuvens parece ser fofo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Parabéns pela parceria! Eu tentei e infelizmente não consegui dessa vez, mas vou tentar nas próximas seleções :D mesmo conhecendo as duas editoras, eu nunca tinha reparado na estratégia de separar as leituras para cada tipo de leitor, foi muito engenhoso da parte deles =) beijos!
    www.resenhandoaarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelas parcerias! eu não conhecia nenhuma das duas editoras,mas curti conhecer <3
    Choices

    ResponderExcluir
  6. Fran...
    Muito feliz por você querida, feliz por essa parceria maravilhosa.
    Infelizmente não me inscrevi a tempo para também concorrer com meu blog, mas saber que lerei resenhas e divulgações da Biruta e Gaivota aqui no seu blog, resenhas feitas por você, meu coração se enche de pura alegria, sério.
    Sucesso com a parceria, é o que almejo pra ti, beijão flor!
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Parabéns pela parceria, eu adoro as duas tenho certeza de que elas vão trazer novidades maravilhosas para nos esse ano :)

    fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee Fraan, tudo bom?
    Ai meu Deeeeeeeeeeeeussss, que grande conquista para o MQS ♥ Fiquei muito feliz pelo blog Fran, sério, você merece! O seu blog é simplesmente maravilhoso e você tem um carinho incrível com todos os leitores, parabééééénsss <3 Ambas as editoras são magníficas, apresentam lindas obras e premissas, realmente é uma linda editora! Desejo enorme sucesso para vocês e que a parceria seja proveitosa para ambas as partes (:

    Beijooooooosss,
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Fran!
    Parabéns por mais essa parceria do blog. :3
    E realmente as capas são muito bem feitas. Alguns livros da gaivota me chamaram atenção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Frannnnnnnnn flor!!
    Que coisa boa essa parceria! Parabéns amada, vc merece todo esse sucesso! Eu queri muito ser parceira deles! Amo livros infantis! Acho lindo demais! Gostaria de ler a resenha de O Menino que lia Nuvens!! Beijosbeijo lindona!

    ResponderExcluir
  11. Oi Francine, tudo bom?

    Fico muito feliz por suas novas parcerias! Desejo muito sucesso e vou esperar ansiosa pelas resenhas ^^ me interessei bastante por A ilha de Bowen e por O telefone, mas isso só para começar hehehe bjos e parabéns!
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  12. Que cantinho lindo, amei seu blog! Parabéns e sucesso ❤️ | Blog Menina, surtei!

    ResponderExcluir
  13. UHUUUUUUUUL! Parcerias *-*
    Adoroooo!
    Infelizmente nao fomos aceitas nessa parceria, mas fico muito feliz por voce!
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie, Fran!
    O My Queen Side é maravilhoso e mereceu cada uma das parcerias que conquistou. Parabéns! Os títulos da Gaivota são os que mais me chamam atenção. Adorei a forma como você separou as obras das editoras de acordo com a "categoria" de cada leitor. Bom trabalho!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  15. Olá Fran!
    Parabéns pelas parcerias! Nós tb conseguimos e estamos super ansiosos para começar a resenhar!
    Que seja um sucesso e que venham mtas leituras boas!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran, parabéns pela parceria!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Olá Fran tenho que dizer que das capas nehum me atraiu mas pela sinopse me interessei pela
    A ilha de Bowen. parabéns pela parceria que tenhamos otimas resenhas.

    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii que lindos!!! Parabens pela parceria e muito sucesso para ambos

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Fran, parabéns por mais uma parceria!
    Achei incrível a categorização dos níveis!
    Sucesso flor.
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados