1 ano de My Queen Side!

em 25.7.14
Olá!
Vocês já estão sabendo que julho é o mês de aniversário do My Queen Side, mas justamente HOJE completa-se 1 ano de existência do blog.

Eu tinha planejado postagens especiais sobre os blogs e autores parceiros durante julho, mas confesso que estou vivendo um momento difícil nestes últimos 3 meses. Adoeci com frequência, o que exigiu consultas e exames, o que levou ao acúmulo de atividades pendentes, o que me fez ocupar cada vez mais o tempo para atender a tudo... Enfim, foi uma verdadeira bola de neve que espero resolver em breve numa cirurgia que a burocracia está adiando. O blog permaneceu ativo, mas vocês provavelmente notaram que não estou conseguindo retribuir a carinhosa visita de vocês. Eu agradeço de coração toda a paciência e a presença de vocês por aqui, com seus comentários cheios de afeto! Eu me sinto feliz por ter leitores como vocês acompanhando o My Queen Side.

Obviamente, não poderia deixar de postar minha alegria por esse dia especial e, por isso, resolvi fazer um post sobre...

o que aprendi em meu primeiro ano como blogueira literária!
Espero que vocês se divirtam lendo! (haha)

1) O modo mais barato de envio de materiais impressos é o registro módico, mas ele não aceita outros objetos.

Antes de ser blogueira, trocava livros pelos sites Skoob e LivraLivro. Ambos orientavam o envio dos livros (sempre bem embalados) por registo módico. O envio dos livros fica numa faixa de R$ 5,00, bastante acessível aos leitores. Então, feliz da vida, certa vez participei de uma promoção coletiva na qual ofereci muitos mimos. Eram mais de 35 marcadores (alguns deles autografados), lápis, ecobag, moedas personalizadas e 3 bottons. Mas na hora de enviar ao ganhador, qual não foi minha surpresa ao descobrir que por causa dos conteúdos não-impressos teria que fazer o envio como objeto via PAC? Gente, paguei mais de R$ 20,00!

É o preço de um livro! Buáááá...
Fica a dica: Se vocês oferecerem mimos em alguma promoção, saibam que se forem somente marcadores e folhetos, poderão enviar via registro módico (por serem impressos). Mas envolvendo bottons e outros objetos, o papo é outro!

2) Se for viajar, programe-se! É (quase) certo que ficará sem acesso à internet ou sem tempo para manter o blog atualizado. É a Lei de Murphy da blogosfera!

3) Um bom blogueiro literário também é um bom leitor de outros blogs literários.

Ao longo deste ano, aprendi que nenhum blogueiro pode ser bom sozinho. É preciso ter parceiros e amigos blogueiros! É preciso, também, motivar-se pelas iniciativas dos outros. Não se trata de copiá-las (nunca!), mas de manter a animação em trazer propostas diferentes, porque sabemos como nos sentimos ao ler algo assim no blog de outra pessoa. Hoje, os blogs que acompanho são minhas inspirações! Eu me sinto orgulhosa quando vejo o seu sucesso.

4) Investir no layout é importante e vale a pena! [recomendo a Flávia Penido]

5) Apoiar a literatura nacional é gratificante!

Não foi programado, mas o My Queen Side hoje é reconhecido principalmente pelo seu apoio à literatura nacional. Isso porque, de 37 resenhas, 25 delas são de livros nacionais. E muitas ainda virão dos nossos maravilhosos autores parceiros e dos Book Tours dos quais estou participando! Sempre que posso, participo das iniciativas em apoio à nossa literatura e o faço porque acredito no seu potencial. Encontrei obras excepcionais de autores nacionais contemporâneos, o que me enche de orgulho pela oportunidade de lê-las. Eu espero que o blog continue sempre colaborando para promover a literatura nacional aos seus leitores.

6) Utilize códigos HTML e páginas estáticas. Eles são a salvação para uma boa organização do blog. [recomendo Blog Elaine Gaspareto]

7) Se alguém não gostar de um livro, isso não o torna necessariamente ruim para você. 

Sempre leia mais de uma resenha sobre um livro, mas tenha em mente que nenhuma opinião será capaz de prever a sua própria experiência ao lê-lo. Ainda que encontre resenhas negativas, investir tempo e dinheiro numa leitura nunca será uma perda. Há resenhas que mais soam como um desabafo pessoal do que uma avaliação séria.

8) A blogosfera só é competitiva para aqueles que veem outros blogueiros como concorrentes.

9) Autores e blogueiros parceiros também podem se tornar nossos grandes amigos! [o mais especial é encontrar aquelas pessoas que fazem tudo valer a pena]

10) Sabe aquele gênero literário sobre o qual nunca leu? Sempre há tempo para conhecê-lo!

11) Como assim estamos sem luz!? Mas o post é para hoje! [se o post tem prazo, o ideal é fazê-lo antes e deixá-lo programado]

12) Não só de livros vive o homem! Se você ainda tem aquela pilha de livros para ler, não se desespere em aproveitar cada promoção que aparecer.

13) E finalmente a última lição, porém a mais importante:

O respeito dedicado ao outro sempre produzirá um relacionamento honesto entre parceiros e leitores junto ao blog.

Essas
foram algumas das lições que o My Queen Side me ensinou.
E vocês? Concordam ou discordam de alguma delas?

Se vocês também são blogueiros, quais lições já aprenderam? 
Adoraria saber!

Mais uma vez, deixo o meu sincero OBRIGADA a vocês! Se o My Queen Side chegou até aqui, foi pelo apoio que recebi.

Abraço carinhoso,

Observação: Em celebração ao Aniversário de 1 ano do blog, aquele que mais comentar nos posts de 25 a 31/07 ganhará o livro Nunca mais Rachel, da autora Lisa Genova (Editora Nova Fronteira).




Deseja concorrer? Atenção às regras:
Os comentaristas devem residir em território nacional. É válido somente 1 comentário por post [comentários evasivos serão desconsiderados]. Não precisa ser um comentário por dia – pode deixar seu comentário retroativo, nos posts dos dias anteriores. Em caso de empate, haverá sorteio para definir o ganhador. Deixe seue-mail para facilitar o contato (o ganhador terá 72h para responder ao contato enviado). O livro será enviado dentro de 30 dias após o anúncio do resultado e o blog não se responsabiliza por extravio ou perda dos correios.




Não deixem de participar também da super-promoção de Aniversário [aqui], em parceria com blogs amigos! São vários livros para você.

Boa sorte!

16 comentários:

  1. Oii Fran!
    Espero que esteja tudo bem com você!
    Parabéns pro blog e pra você. Já disse antes que eu amo o My Queen Side, sempre tem posts de qualidade, por isso eu sempre volto.
    Admiro também como você sempre apoia escritores do nosso país.
    E obrigada pelas dicas!
    Beijoos


    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran,
    adorei o post. O meu ainda é recente, mas já aproveitei para pegar as suas lições como modelo a seguir. Parabéns pelo aniversário do blog!
    Fiquei animada com a promoção!!!

    gleysenet@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de deixar meu blog, caso queira conhecê-lo: http://territorio6.blogspot.com.br/ Bjs

      Excluir
  3. Que coisa mais linda! Espero que muitos anos venha, e que a nossa amizade perdure da mesma forma.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fran!
    Primeiro parabéns pelo 1º ano de blog e que ele continue maravilhoso, você faz um ótimo trabalho nele. =)
    E melhoras para você também, nunca é bom não estar 100%. Espero que isso se resolva logo e você fique melhor.
    E adorei a postagem, muitas coisas que você disse sobre a blogosfera são verdade. Somos parceiros e não concorrentes. (Estou precisando visitar mais blogs, estou sem parceiros. haha)
    E sempre temos que estar abertos a novidades, como as leituras de temas diferentes, como disse.
    Um grande beijo! =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran, acompanho o blog há algum tempo e vejo toda a sua dedicação para com ele, gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho que vem fazendo e desejo muito sucesso.

    Atenciosamente

    Teens in Wonderland

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o post ^^.
    Realmente não sabia desse estilo de envio, as vezes sorteio livros e pago o preço de carta registrada, não sai muito mais caro, mas se posso economizar ^^.

    Obrigada pelas dicas, realmente muito úteis *-*

    www.aconstantinobrandao.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Fran!!
    Estou meio sumida, mas adoro seu blog e seu post foi fofo amei!!

    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran !
    Parabéns pelo aniversário do blog e adorei o post. Também estou aprendendo muito nesses meses de blog e o que mais achei legal foi você dizer sobre as amizades que fazemos, graças ao blog hoje tenho várias amigas especiais! E sim, temos muitooos leitores blogueiros, eu mesma sou uma leitora assumida do my queen side!
    Beijinhos
    Mirian
    http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fran, já te disse antes mas volto a dizer, parabéns por um ano de blog e nós da Estante Diagonal (eu e a Lili) estamos muito felizes em participar dessa conquista!
    Como dizem, que nossa parceria seja muito além, que seja o inicio de uma grande amizade.

    Você merece! E obrigada por tudo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Florzinha ♥
    Estou um pouco atrasada para desejar feliz aniversário ao MQS, mas saiba que minhas palavras são as mais sinceras! Conheci você no "inicio" do seu blog e tive a oportunidade de acompanha praticamente todas as conquistas que você, com muito esforço, conseguiu para seu cantinho (parcerias, resenhas, promoções, especiais...) Você é uma pessoa/blogueira INCRÍVEL (nunca vou cansar de dizer isso!) e seu blog é o reflexo de quem você é!
    Adorei essa postagem especial - realmente são dicas muito bem pensadas, e acredito que todo blogueiro deveria lê-las, para tornar a blogosfera literária num lugar com mais ~harmonia~. Falando sobre isso, você é uma das grandes culpadas em me fazer apaixonar-me pela literatura nacional (e ficar desejando tantos livros!)
    Espero que você melhore logo, estou rezando por você ♥

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a listinha hahaha
    Sou blogueira série (antes tinha blogs que sempre acabavam em um mês haha) a quase três anos, e nesse período de tempo aprendi várias coisas (várias dessas listadas ai haha) e conheci pessoas maravilhosas com as quais fiz amizade. Ter um blog foi uma das minhas melhores decisões.
    Parabéns pelo Blog, conheci agora mas já me apaixonei. Espero que ele dure muito mais que um anos.
    Beijinhos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Francine sua linda!
    Adorei o post, ficou muito legal!
    Mais uma vez venho parabenizar você e seu blog por este aniversário!
    Que este seja só o início de uma longa jornada!
    Muito sucesso flor. Bjus
    Lia Christo
    www.doceseltras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran.
    Tú é a guria mais fofa que já tive o prazer de conhecer e já te falei que tú parece uma personagem de anime *-* Não sabia que o My Queen Side está fazendo um ano e eu também faço um ano, vou fazer uma postagem super especial para comentar sobre vocês minhas amigas blogueiras amadas <3
    O que tú aprendeu no ano da blogsfera é algo incrível, fico super feliz com suas conquistas e sempre positiva suas dicas (:
    PARABÉNS , MUITO SUCESSO E QUE CONTINUE SENDO ESSA FOFA <3
    Obrigada por me dar o prazer de te conhecer!

    ResponderExcluir
  14. OI Fran lindona!
    Estou um pouco atrasada, mas estou aqui!!!
    Parabéns minha linda! Escrever, ler, ter vida é bem complicado e você está se saindo muitíssimo bem....
    Seus posts são agradáveis, suas resenhas maravilhosas e você é toda especial pro TCMM, sabe disso!!! Já mora no meu coração, assim como o MQS!!!
    Aprendo muito cada vez que volto aqui e acabei de aprender mais umas diquinhas... rs
    Muitos e muitos anos pro blog, pois o Brasil precisa de jovens como você!!!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran,
    Fico triste em saber que passou por esses momentos, mas fico na torcida sincera, de coração, pela sua recuperação sabe que te adoro e quero te ver bem.
    Agora, vamos soltar os fogos!!!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!
    Fiquei muito feliz por você ter completado um ano de blog, e com isso, ter obtido tantas conquistas, estou acompanhando seu blog crescendo.
    E mais feliz ainda, por ter te conhecido, você sempre foi uma amor comigo, uma fofa.
    Que venham muitos outros anos e muitas outras conquistas.
    Beijo grande.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados