Resenha 17 | Não Pare!

em 9.1.14
Essa
resenha foi refeita a partir da releitura do livro, publicado em formato impresso pela Editora Valentina. Por favor, acesse: (re)Resenha 17.


Título: Não Pare! (livro 1)
Autora: FML Pepper
Editora: Publicação independente pela Amazon (2012, 286 páginas)
Sinopse: Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta.
O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!

Resenha

Tive a alegria de conhecer este livro por meio da parceria com sua autora, FML Pepper, que gentilmente o cedeu para minha leitura e resenha. Posso dizer que Não Pare! é o tipo de livro que "cumpre suas promessas", pois sua sinopse que permite ter grandes expectativas não frustra ao final da leitura.

A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Nina, uma adolescente que deseja viver normalmente, mas sua mãe a impede de alcançar tal desejo com as mudanças constantes do local onde moram e uma misteriosa obsessão pela sua segurança. Nina não consegue estabelecer amizades, pois em questão de poucos meses sua mãe já a surpreende com as malas prontas para habitarem em outro país. Tristemente, também não consegue se apaixonar, pois não há tempo para quaisquer envolvimentos mais íntimos. 

Para completar sua anormalidade, Nina precisa lidar com a estranha e frequente experiência de sobreviver a acidentes que seriam fatais, além de esconder uma característica genética bastante peculiar: seus olhos têm as pupilas verticais, como as de um felino. Seria este um conjunto capaz de justificar o excessivo cuidado da sua mãe por ela?

No decorrer da leitura, vemos que a inconstância da vida da Nina torna-a irritável e solitária. Por vários momentos tive vontade de confortá-la, mas ao mesmo tempo não pude negar todo o mistério que rondava os comportamentos da mãe dela, especialmente um: Por que Nina nunca poderia saber sobre o seu pai? Quaisquer menções ao pai, do qual não tem lembranças, deixavam a mãe da Nina muito distante. E me deixavam bastante curiosa! (rs)

É em Nova Iorque, no entanto, que a vida da Nina começa a mudar. Com alguma insistência, sua mãe decide que não se mudarão novamente, o que permite à Nina sentir a animação de quem poderá viver normalmente: ter seu primeiro emprego, participar do baile de formatura e até mesmo se candidatar a algumas universidades! Sem a pressão de uma ocasional mudança, Nina se permite ter amigos e até mesmo paquerar o belo Kevin, que a salvou de uma morte certa.

Kevin é educado, de uma beleza angelical e dedica tanta atenção à Nina quanto o coração dela parece se apaixonar por ele. Mas, de um jeito estranho, Kevin não consegue provocar nela reações tão intensas quanto aquele novo aluno mal-encarado e repleto de cicatrizes que ingressou no colégio: Richard. Eu adorei a maneira como a relação da Nina com o Richard se desenvolveu… Tive a nítida impressão de que se a Nina tivesse que escolher entre beijar o Kevin ou estapear o Richard, a segunda opção lhe seria mais deleitosa (rs).

Não Pare! apresentou um triângulo amoroso que não começou totalmente romântico ou recíproco, mas rendeu várias páginas de boa leitura! É Richard quem tem um papel relevante na vida da Nina, tanto para lhe esclarecer toda a verdade sobre os comportamentos estranhos da sua mãe, o desconhecimento sobre o seu pai e os seus olhos tão diferentes; quanto para lhe causar o pior dos sofrimentos. Se o Kevin era como algodão-doce, que derrete na boca sem deixar vestígios, o Richard era como uma latente dor de cabeça que faz a todo momento lembrar-se dele e, ao mesmo tempo, sentir-se vivo.

O mistério que envolve a Nina é muito diferente de tudo o que já li. Esse é o ponto alto de Não Pare!, o que me fez avaliá-lo tão positivamente. Entre tantos vampiros e lobisomens que rondam as histórias sobrenaturais, a autora FML Pepper surpreende ao trazer elementos tão diversificados para a literatura juvenil, desde universos paralelos às dificuldades que o desconhecido pode trazer. São pela criatividade e envolvente narrativa da autora que recomendo a leitura deste livro!

Quote favorito:

Longe de você tudo fica tão fácil, tão claro, mas, quando me aproximo, eu simplesmente não consigo ir adiante...

Avaliação:

Vale dizer que este é o primeiro volume de uma trilogia e já estou superanimada para ler o segundo volume, intitulado Não Olhe!


Confira os links dos livros e da autora:

Fan Page da trilogia | Não Pare! no Skoob | Não Olhe! no Skoob | YouTube da autora
Para comprar Não Pare! pela Amazon, clique aqui.
Para comprar Não Olhe! pela Amazon, clique aqui.


O que achou desta resenha?
Leu ou leria este livro?
Comente!

6 comentários:

  1. Eu sou apaixonada pelo livro e pela Pepper, ela escreve divinamente. Já li Não Pare! e Não Olhe!, você vai ficar louca é com o que acontece em Não Olhe!, é coisa de outro mundo.

    Ainda bem que você gostou !!
    Beijos
    http://pausaparaum-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda, delicada e bem escrita!
    Amei, Francine!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran linfa Flor!

    Eu estou com esse livro na minha listinha e a sua resenha me fez passar ele para frente! Amo sobrenatural e sei que vc também, na verdade vim avisar de uma resenha que fiz e acho que vc vai gostar de ler e me deparo com essa que eu gostei! ahhahaha

    Amei! Amo vampiros e lobisomens e todo esse romance! Gosto os triângulos e tudo que envolve os sobrenaturais! Vou ler sim!

    Ps: '' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.''
    Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/as-lapides-eram-para-ele-como-livros-e.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran! Adoro suas resenhas, elas sempre nos instigam a conhecer mais das obra literárias e às vezes apresentando até mesmo títulos que desconhecíamos. Esse interesse por ampliar nossas procuras é muito legal e incentiva bastante! Espero que seus leitores sintam o mesmo!

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Francine! Que interessante ver que uma autora independente conseguiu ser bem sucedida! E fiquei realmente curioso com o mistério que você citou - e o que Nina realmente é. E, claro, suas resenhas aguçam ainda mais a curiosidade, com certeza - parabéns por isso! Rsrs, excelente.
    No mais, a autora, FML Pepper, é brasileira?
    Beijos, Francine!
    Continue com o excelente trabalho!

    http://www.infinimundos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran,
    tudo bem?
    Não sei quem foi pior, você ou a autora (risos...). Não me contaram nada, ou melhor, apontaram vários mistérios, várias dúvidas e depois foram embora. Como assim? Quem é o pai dela? Porque ela tem que fugir? Quem é esse rapaz? Porque o preço é a vida dela?
    Mas tudo bem, eu vou ler esse livro em breve e vou descobrir tudo, pode deixar!!!!! (risos...)
    E vou dizer mais, sou muito romântica, kevin parece ser perfeito, mas acho que também iria preferir a dor de cabeça do Richard!!!!!
    Novamente você me encantou com mais uma história!!!!!!! Parabéns pela resenha!!!!
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados