Resenha 3 | Amores Impossíveis {Antologia de Contos}

em 27.7.13
A
presentar a obra Amores Impossíveis me faz sentir duplamente responsável. Primeiro por ser uma antologia de contos, o que implica em avaliar vários autores, e segundo por incluir dois contos de minha autoria. Vamos lá!


Amores Impossíveis é o resultado do Concurso Literário Escritor Contemporâneo 2012 (CLEC 2012), realizado pela Editora Alcantis. Este Concurso solicitava que os contos tivessem como tema as dificuldades encontradas ao viver um romance, o que justifica o título. Foram duas etapas de seleção, realizada pelos organizadores da antologia: Roberto Laaf (editor e escritor) e Bianca Carvalho (escritora). A produção editorial e gráfica desta antologia foi realizada pela APED Editora.
O CLEC 2012 selecionou e publicou 16 contos, de 14 autores. Procurarei abordar cada um deles para que conheçam a obra como um todo. 



Resenha

Lembranças {Fabiane Stela Finger}
Este é o conto que inicia a antologia Amores Impossíveis e, em minha opinião, o que possui de romantismo, também possui de atualidade. Isso porque, no clima de manifestações sociais e mudanças políticas que vivemos neste momento, a autora Fabiane retrata um relacionamento amoroso que encontra suas dificuldades nos limites que a ditadura de 1964 impõe. Com uma narrativa agradável, o conto valoriza quão determinantes podem ser as escolhas para o destino a ser vivido.

Amor e redenção {Lu. Franzin}
A narrativa deste conto é encantadora! Eu gosto quando o autor apresenta o presente e o passado do protagonista, porque faz imaginar mil e uma possibilidades que o levaram àquele momento descrito. Assim é este conto. Lu. Franzin apresenta a protagonista Luiza e, no decorrer da história, descobrimos seu passado na mesma medida em que (ouso dizer) desejamos, também, mudá-lo! Gostei muito do conto. O título é perfeito para ele.

Enquanto caem os grãos de areia {Wesley de Andrade}
Este é o meu conto favorito da antologia! Eu o devorei, depois reli e recomendei! Talvez pela minha formação em psicologia, talvez pela minha admiração por personagens complexos, este conto me cativou! Wesley ousou retratar um romance impossível intercalando a narrativa em primeira pessoa entre os dois personagens, mas a linguagem de ambas as narrativas é tão diferente que faz adentrar no universo pessoal de cada um. Uma característica formidável! Vemos os dois lados da história, mas em pedaços a serem reunidos de uma maneira louvável no final do conto. Além disso, o título é poético e completamente compreensível no contexto do conto. Adorei!

Segredos do coração {Edweine Loureiro} 
Eu gostei muito deste conto, mas confesso que o final me frustrou, pois considerei inúmeras possibilidades (melhores em minha opinião) para o desfecho. Talvez esta seja uma característica positiva, pois uma leitura que nos faz pensar em como nós mesmos a aperfeiçoaríamos é, no mínimo, marcante. Dr. Lugosi, o protagonista, é fiel à sua personalidade do início ao fim do conto. O que faz compreender que um amor pode ser impossível também quando não nos permitimos mudar pelo outro.

Uma carta, um engano, um amor {Aline Soares}
Conto adorável! Aline é detentora de uma sensibilidade que compõe cada palavra escrita. Joaquim, o protagonista, é um senhor viúvo que redescobre o amor ao dar a si mesmo a chance de valorizar os sentimentos acima da verdade. Este conto nos faz refletir, daquele jeito sonhador, quão importante é simplesmente viver um romance que faz bem a nós mesmos e ao outro, mesmo quando parece completamente errado. A narrativa é envolvente e doce.

Uma vita d'amore {Ricardo Biazotto}
Ao ler este conto, flagrei-me pensando quão difícil pode ser o desencontro do tempo, dos interesses, dos valores pessoais, entre duas pessoas que se amam. Ricardo possui um jeito especial de narrar, um jeito que transmite todo o amor apaixonado do protagonista. É um conto que também revela as oportunidades que a vida nos oferece para amar alguém. Nem sempre o primeiro amor será o único, nem sempre o próximo amor apaga o anterior, mas certamente poderemos ser felizes em ambos.

Meu amor é um mito {Vivian Albuquerque}
Este é o único conto de gênero fantástico na antologia e o título é bastante representativo. Eu gostei dos cenários descritos, tão ricos em fantasia! Confesso, no entanto, que não consegui me envolver com a história como ocorreu com as demais. Aine é uma personagem interessante que vale conhecer.

Sonho inalcançável {Sheila Lima}
O contexto escolar permite o encanto do amor jovial, repleto das inseguranças e interpretações errôneas próprias desta fase. A narrativa da Sheila é em terceira pessoa e permite uma leitura que flui sem esforço. O contexto do conto se passa num momento específico do casal protagonista, o que faz refletir quantas interpretações podemos ter sem que nada realmente façamos; quantos sentimentos parecem vir à tona diante de uma oportunidade, diante de um encontro e desencontro.

Entre o amor e as pedras {Roger G. M. Laureano}
Ao terminar de ler este conto, exclamei um sonoro: "wow!" Isso porque Roger conseguiu transmitir todo o desespero do personagem, todas as fantasias jamais vividas, mas intensamente desejadas. Eu me vi na cena, desejando acolher sua dor ou simplesmente sacudi-lo com violência para que reagisse de forma diferente! Gostei da narrativa, bastante dramática (talvez um pouco exagerada), mas certamente envolvente.

Ideia de amor {Alessandra Marchi Carrasco}
Este conto é especialmente perturbador. Gostei da maneira como Alessandra narrou todo o interesse de Romeu, o protagonista, sobre a identidade de Susane. É um conto que retrata quão iludidos podemos ser quanto a quem "escolhemos" amar, mas também retrata que nestas ocasiões a ilusão pode não ser tão decepcionante quanto a verdade.

Lágrimas de um louco {Graci Rocha}
A narrativa deste conto não me cativou, mas ironicamente foi o que mais apresentou quotes marcantes para mim. Este conto apresenta os devaneios do protagonista, de modo que a descrição dos fatos se mistura à descrição dos seus sentimentos e pensamentos. Eu particularmente não gosto de narrativas do gênero, o que não a torna menos talentosa ou emocionante. O que mais me atraiu neste conto foi a descrição da vida a dois, talvez por ser casada e me identificar com várias frases. Apresento uma delas:

As brigas, por causa das milhares de toalhas molhadas sobre a cama, das inúmeras pastas dentais apertadas no meio, dos incontáveis sapatos jogados pela salinha que chamávamos de nossa, causavam-me um prazer quase orgástico. E havia naquela comum vida de dois, o que se chama de amor. (p. 127)

Escolhas {Vanessa Tourinho}
Esse conto é repleto de reviravoltas! Acredito que a Vanessa poderia aprofundar o enredo e torná-lo um livro se quisesse. O conto inicia com uma escolha de Ellen, a protagonista, o que gera inúmeras consequências. Destas, novas escolhas são feitas, gerando outras consequências. O título, portanto, está presente em todo o conto. São tantos acontecimentos em tão poucas páginas que, ouso dizer, se não fosse pela talentosa narrativa da autora a história poderia se tornar frágil.

A expectativa do reencontro {Segundo conto de Alessandra Marchi Carrasco} 
Este conto não me provocou o mesmo entusiasmo que o primeiro conto da Alessandra. A narrativa deste conto é como um relato, sensível e poético, que não apresenta necessariamente um enredo. Descrever sentimentos tão intensos é difícil e merecedor de admiração. Aqui notamos que muito do que sentimentos, se colocado no papel, poderia "render" um conto, um poema, um livro. Tenho certeza de que, a depender do momento de cada leitor, esse conto expressará em palavras o que se carrega no coração.

A frágil rosa de celuloide {Wellington S. O.}
Gostei bastante deste conto pela riqueza da descrição sobre os percalços enfrentados ao tentar o sucesso em Hollywood e, também, pela paixão do protagonista que transcende a fama. A narrativa permite construir no imaginário todo o romance, dando vida a cada personagem.

Além destes contos, há os de minha autoria. Seria presunção escrever uma resenha, portanto partilharei com vocês meus comentários sobre cada um deles (publicados no blog Over Shock):

Sob o jogo {Francine Porfirio}: Este conto se passa no contexto escolar e envolve personagens metaforicamente relacionados com as peças do xadrez. Aborda quão fixados podemos ficar em nossas próprias regras de modo a prejudicar a real leitura sobre os sentimentos das pessoas.

Novas chances {Francine Porfirio}: Este conto apresenta Jéssica, uma mulher de 29 anos que já sofreu traições diversas. Ela conhece Élcio, um homem já decepcionado pelo fácil flerte com as mulheres. Aborda a oportunidade de, algumas vezes, fazer escolhas diferentes das que estamos habituados.

O trabalho gráfico realizado pela APED Editora, infelizmente, deixou a desejar no quesito revisão ortográfica. Há erros de português que passaram, mas que não interferem durante a leitura (embora incomodem algumas vezes). Com exceção disso, a capa e o trabalho gráfico ficaram ótimos!

Amores Impossíveis representa, para mim, não apenas a oportunidade que a Editora Alcantis ofereceu aos novos escritores, mas especialmente a bela parceria entre os autores. É muito agradável conhecer alguns deles e partilhar espaço nesta obra.

Interessou-se por essa antologia? 
Se desejar comprá-la, poderá encontrar neste link.

Avaliação:


5 comentários:

  1. Oi Francine! Estou na correria de final da JMJ, então perdoe-me por ser breve... Se quiser passo aqui depois para comentar de forma mais detalhada.
    Poxa, obrigada, você é a única até agora que não reclamou que eu uso termos "rebuscados"... hehehe... Já estava ficando com trauma, não acho que eu tenha usado linguagem muito diferente dos demais contos, mas ainda fica o fato que minha escrita está melhor agora.
    Bela resenha, muito obrigada por todo o carinho!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. eu tenho u,u Mas é claro que não vim aqui somente pra declarar minha pose sobre o meu exemplar de "Amores impossíveis" que aliais morram de invejar foi presentinho da Francine :p
    voltando ao foco a resenha, ela foi como o esperado de vc, pelo menos pelo que conheço de vc, foi sensível aos sentimentos empregados em cada estoria, mas justa com técnica e a proposta do titulo, eu particularmente gostei bastante dos contos, claro q a cada um de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  3. Olá Francine!
    Bem vinda ao mundo dos blogueiros. Mais uma vez que me resta é apenas agradecer pelas palavras, para quem nunca teve um blog te saíste como uma blogueira muito experiente. A resenha ficou ótima, direta, apontando os pontos altos de cada conto.
    Parabéns pelo blog e muito sucesso em mais este projeto.
    Fabiane Finger
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Ei, Fran!
    Depois de precisar pedir ajuda para comentar, aqui estou eu.
    Sou nova nessa coisa de Blog...
    Não sei bem como funciona, mas fiquei feliz por saber que comecei com o seu S2
    Sua resenha ficou muito bem escrita e bem descrita, foi um prazer lê-las todas.
    Parabéns, Fran, pelo carinho que dedicou aos contos tão lindos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Francine.
    Que legal a sua postagem. Fiquei muito feliz por seus comentários, principalmente do meu conto, claro. Gostei principalmente quando você diz: "Ricardo possui um jeito especial de narrar, um jeito que transmite todo o amor apaixonado do protagonista". É muito gratificante ler isso.
    Ainda não tive a oportunidade de ler todos os contos, mas os que já li gostei.
    Aliás, muito obrigado por citar a postagem do meu blog.

    Espero que todos gostem do livro.

    Beijos.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados